sábado, 14 de agosto de 2010

9 dicas espertas para organizar as finanças

1. Investigue suas despesas
Em primeiro lugar, escreva tudo o que você gasta em um mês: da garrafa de água ao bombom do meio da tarde. É importantíssimo saber quanto pode gastar e para onde vai cada centavo.

2. Controle os gastos No começo da semana, saque o dinheiro que poderá gastar. Cá para nós, é mais fácil se controlar quando você consegue ver fisicamente quanto tem em sua bolsa.

3. Faça compras inteligentes
Estabeleça um limite para aquisições por impulso. Se uma sandália custa mais de 200 reais, dê a si mesma 24 horas para pensar se vale mesmo a pena ou pode viver sem aquele mimo. Nesse tempo, pode até encontrar uma bem parecida por menos.

4. Abra o jogo com amigos
Em vez de ficar inventando desculpas toda vez que for convidada para um programa caro, explique que está numa fase de organizar suas finanças. É um jeito elegante de dizer que não pode gastar. Dessa forma, eles não vão deixar que passe vontade, tampouco insistirão.

5. Corte os gastos extra
Avalie o que pode tirar do seu orçamento e não fará muita falta. Exemplos: drinques caros na balada, escova toda semana no salão... E guarde o cartão de crédito! Ele é um parceiro das compras por impulso. Que tal começar a usar apenas o de débito? Assim só gastará o que tem disponível na conta-corrente.

6. Faça uma reserva de dinheiro para emergências
Perder o emprego, bater o carro... Para construir uma reserva que cubra imprevistos, comece a poupar até ter o suficiente para viver em 12 semanas. Uma vez que tenha atingido a meta, nada de tocar nela (e não, aquela sandália incrível não conta como emergência!). Como guardar? Todo dia de pagamento, transfira direto para um fundo conservador 10% de seu salário.

7. Aposte em um bom investimento
Destine uma parte do montante do seu dinheiro para algum investimento. ''Aconselho aplicar 10% do salário. Os 90% restantes podem ser usados como você bem entender'', orienta Sandra Blanco, consultora de investimentos e autora dos livros A Bolsa para Mulheres (Campus) e Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro (Qualitymark).

8. Procure o mais barato
Antes de fechar a compra de um eletrônico, por exemplo, visite sites de lojas. Vale ainda comparar preços em portais como buscape.com.br, mercadolivre.com.br e bondfaro.com.br.

9. Use a criatividade Pense no que poderia fazer se não tivesse nenhum centavo para gastar. Como renovaria seus looks? Como se divertiria com os amigos? Pode apostar: a necessidade fará, por exemplo, com que invente novas combinações de roupas. E, quando um peep toe de sonho sorrir para você numa vitrine, poderá levá-lo para casa sem se endividar.

Fonte : http://mdemulher.abril.com.br/dinheiro/reportagem/saia-do-vermelho/9-dicas-espertas-economizar-dinheiro
Autor :por Giovana Lombardi
Conteúdo do site NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário